De cara lavada!

Blogue do Turismo Industrial de cara lavada!

A mudança é essencial para acompanhar o desmedido crescimento deste projeto que conseguiu unir Turismo e Industria, aliando-se à salvaguardar de impérios passados, deixando cair por terra ideologias antigas sobre a arqueologia industrial.

Hoje, o Turismo Industrial em S. João da Madeira​ apresenta um conjunto de visitas a unidades industriais vivas e apoia outras que, em tempos em dificuldade, erguem-se, de novo, com a ajuda de velhas máquinas, estas sim, verdadeiras peças de arqueologia industrial.

Poucas pessoas sabem, mas em S. João da Madeira, à quase 4 anos, aquando da abertura do Turismo Industrial, fez-se história!

Uma nova abordagem ao património e à arqueologia industrial surgiu. Em boa hora, o projeto de turismo industrial apoiou a Viarco, única fábrica de lápis em Portugal, com maquinaria com mais de 100 anos, na implementação de um circuito de visita e loja. Ao contrário de outros equipamentos semelhantes que foram encerrando, por toda a europa, e hoje sim, são sítios arqueológicos industriais, com todo o seu valor, mas já sem vida.

Por este e por tantos outros motivos acompanhem-nos numa leitura simples e prazerosa.

Sejam bem vindos!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

Fepsa faz chapéus para a Casa Branca e Indiana Jones