Setor do calçado supera máximo histórico de exportações

Parabéns aos industriais sanjoanenses, deste ramo de atividade, que contribuem, todos os dias, para este números!


Setor do calçado supera máximo histórico de exportações

 As exportações da indústria portuguesa de calçado aumentaram 8% em 2013 e ultrapassaram, pela primeira vez, o máximo histórico de 1.700 milhões de euros.
Em comunicado, a Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) destaca que, desde 2010, o setor já cresceu 28%, sendo hoje o preço médio do calçado português o segundo mais alto do mundo, atingindo os 23,45 euros.
Dado o muito mais modesto ritmo de crescimento das importações, que aumentaram 2,9% no ano passado, o contributo do setor de calçado para a balança comercial ascende agora a 1,3 mil milhões de euros, "o mais elevado da economia portuguesa".
Constituída por 1.696 empresas, responsáveis por 41.295 postos de trabalho, a fileira do calçado é dominada pelo setor do calçado (com 1.354 empresas e 35.355 colaboradores), mas os setores de componentes (com 245 empresas e 4.919 trabalhadores) e de artigos de pele (97 empresas e 1.021 trabalhadores) têm também, segundo destaca a APICCAPS, "contribuído decididamente para a evolução da economia portuguesa".
Atualmente, nota, o calçado português chega a 132 países nos cinco continentes.
A este propósito, a associação destaca que o setor dos componentes tem assumido uma vocação "cada vez mais internacional", tendo as respetivas exportações crescido 2% em 2013 face a 2012, para 45 milhões de euros.
Já o segmento dos artigos de pele demonstrou estar "em franco crescimento", ao registar um aumento de 39% nas vendas para o exterior, para mais de 113 milhões de euros, enquanto os curtumes exportaram mais de 88 milhões de euros.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

WORKSHOP DE FELTRAGEM | Museu da Chapelaria