Dia Mundial da Dança


Dia Mundial da Dança dá o mote para uma semana que vai mexer com a cidade de #SãoJoãoDaMadeira.

A coreógrafa e bailarina sanjoanense São Castro, diretora artística da Companhia Paulo Ribeiro, é a curadora do evento “A Cidade Dança”, que abre na próxima segunda-feira, 29 de abril, com dança numa fábrica de calçado.

“No mês em que se assinala o Dia Mundial da Dança, a cidade de S. João da Madeira é convocada por uma das expressões artísticas mais antigas”. O repto é lançado pela coreógrafa e bailarina sanjoanense São Castro, que – a convite da Câmara Municipal de S. João da Madeira – assumiu a curadoria de um programa que vai mexer com a cidade ao longo da semana de 29 de abril a 3 de maio.

O objetivo é provocar a “aproximação da dança às pessoas para que elas próprias queiram estar mais próximas da dança”, como explica São Castro, na apresentação do programa “A Cidade Dança”, iniciativa que pretende mover as pessoas “fisicamente, mas também social e culturalmente”. Afinal, como refere a bailarina, “o corpo dançante é um corpo que pensa e questiona, invocando técnica e tradição, liberdade e contemporaneidade”.

O programa, promovido pela Divisão do Desporto S. João da Madeiraarranca na manhã do dia 29 de abril, Dia Mundial da Dança, com esta expressão artística a ir ao encontro de trabalhadores do setor do calçado, no chão de fábrica da empresa Helsar (10h00). Uma hora depois, é a vez de a Academia de Design e Calçado entrar neste roteiro que inclui “vários espaços da cidade, dentro e fora de portas”.

A ideia é interagir com “quem passa” ou “quem quer estar”, seja “através da intervenção ou apenas da observação”, como assinala São Castro, lembrando que “qualquer prática artística será sempre um veículo para a construção de uma sociedade mais atenta ao outro, sendo a arte uma importante ferramenta de sensibilização do ser humano perante o mundo em constante transformação”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

WORKSHOP DE FELTRAGEM | Museu da Chapelaria