Oliva - o Império do Ferro


António José Pinto de Oliveira, um homem com uma visão sempre à frente no seu tempo, fundou, em 1925, a empresa Oliva. Conhecida como o império do ferro, fabricava todo o tipo de metalurgia (torneiras, banheiras, ferros de engomar, tubos, aquecedores, tornos de bancada, entre outros) mas seriam as máquinas de costura a lançar a marca Oliva internacionalmente.
A Oliva destacava-se pela sua politica social e cultural, António José Pinto de Oliveira, valorizava os seus funcionários, tendo criado um Fundo destinado à atribuição de prémios, organização de festas e jantares, serviços de saúde para funcionários e familiares, campos de férias para os filhos dos funcionários, cursos e atividades desportivas.
Chegando ao seu auge nos anos 70, com 90 mil m2 e mais de 3300 funcionários, 85 anos após a sua criação, em 2010 encerra a ultima secção em funcionamento da empresa.
A Câmara Municipal adquiriu parte do edifício da empresa Oliva, nos tempos atuais, na Torre da Oliva encontra-se o Welcome Center do Turismo industrial que acolhe os visitantes de S. João da Madeira e os leva a conhecer o património industrial sanjoanense. A zona 2, alberga a Oliva Creative Factory, uma incubadora de empresas criativas, o Núcleo de Arte da Oliva com exposições de arte bruta e contemporânea, uma escola de dança e um Centro de Arte.

Marque a sua visita através do Turismo Industrial, pelo email turismoindustrial@cm-sjm.pt.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

Fepsa faz chapéus para a Casa Branca e Indiana Jones