3º Congresso Internacional sobre Património Industrial - Reutilização de sítios industriais: um desafio para a conservação patrimonial.

O Turismo Industrial de S. João da Madeira em destaque no 3.º Congresso Internacional sobre Património Industrial, subordinado ao tema: Reutilização de sítios industriais: um desafio para a conservação patrimonial.
O congresso teve lugar nas instalações da Universidade Lusíada de Lisboa.
O fenómeno da desindustrialização ocorrido nas últimas décadas criou uma enorme disponibilidade de sítios industriais devolutos para os quais é necessário encontrar soluções que não passem apenas pela demolição. O seu restauro e reutilização constituem medidas possíveis e apropriadas para evitar aquela opção, com vantagens nos domínios da preservação da memória histórica, do equilíbrio urbanístico e da regeneração de zonas economicamente deprimidas.
Como tema principal deste 3.º Congresso apresenta trabalhos práticos e reflexões metodológicas na área da Reutilização de sítios industriais, para além de abordagens noutras áreas temáticas, como as do Património, Arquitectura, Arqueologia, Museologia e Turismo Industrial.
Assim, a apresentação dos circuitos pelo património industrial, pela Coordenadora Dra. Alexandra Alves, bem como, do um estudo desenvolvido no âmbito do projeto de doutoramento da Dra. Mariana Silva que explora o "encontro turístico: entre máquinas, operários e turistas no caso do Turismo Industrial de S. João da Madeira."

 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

WORKSHOP DE FELTRAGEM | Museu da Chapelaria