Turismo Industrial associa-se ao projeto ENVOLVE

Turismo industrial de S. João da Madeira
Turismo Industrial associa-se ao projeto ENVOLVE

O Turismo Industrial de S. João da Madeira, para além da sua vertente turística, preocupa-se igualmente com questões sociais e educacionais. Atento a estas duas áreas o Turismo Industrial associou-se à empresa CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, Lda, no apoio e desenvolvimento do Projeto ENVOLVE.

O projeto ENVOLVE - Proximidade para uma vida completa, nasceu na empresa CEI - Companhia de Equipamentos Industriais, Lda, há 14 anos, e é promovido pelos Colaboradores da empresa para a sua integração na sociedade a partir de ações concretas que sejam desenvolvidas em comum com esta, de modo a estimular competências nos colaboradores através da ligação com o meio social envolvente.

O projeto ENVOLVE promove a motivação para a inovação dos Colaboradores, promove o seu bem estar para uma vida completa e pretende fazer crescer a equipa com base no crescimento dos indivíduos.

Os Colaboradores da CEI transformaram, em 2015, mais um vez, as prendas de fornecedores, clientes e amigos da CEI, numa mais valia para o meio social envolvente. No ano 2015 ajudaram a gerar uma das maiores campanhas nacionais de sensibilização para a proteção das crianças e contra a violência doméstica.

A entidade eleita pelos Colaboradores da CEI, em 2015, foi a CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São João da Madeira. http://misericordiasjm.org/actividade-social/centro-de-acolhimento-temporario/.

Em rede com mais de 15 instituições locais foi desenvolvida uma campanha de sensibilização, baseada numa experiência inédita, designada de “Labirinto Sensorial”, que decorreu no Centro Comercial 8ªAvenida, de 25 de novembro a 6 de dezembro.

Ver filme desta iniciativa: https://www.youtube.com/watch?v=azWXDWPMlgw

Em 2016, a empresa CEI, pretende dar continuidade ao projeto Envolve 2015 - Programa “Experiências” para jovens e crianças, intitulado “Um dia com ...”, que visa proporcionar experiências únicas para as crianças e jovens, entre os 7 e os 14 anos, do CAT- Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira, entidade escolhida pelos colaboradores da empresa.

A principal necessidade identificada junto do CAT foi a de proporcionar experiências no exterior, e que em simultâneo, que despertassem o interesse pela tecnologia, a cultura, o desporto e a natureza.
Esta ação será desenvolvida, ao longo de 2016 com uma periodicidade mensal, sendo que a primeira ação teve lugar no dia 23 de dezembro de 2015.



"um dia na ... fábrica CEI" (ocorrido em 23 dezembro 2015)

As crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário “Oliveira Júnior” participaram "um dia na ... fábrica CEI". Este dia proporcionou, mais que uma visita à fábrica CEI, uma oportunidade de partilha entre os Colaboradores da CEI nos seus postos de trabalho e as crianças e jovens do CAT, constituindo a 1ªvisita/experiência a uma fábrica e contacto com o trabalho concreto desta.

O Turismo Industrial esteve presente no fornecimento de equipamento de visita e áudio permitindo assim a agilização dos grupos previamente organizados pela empresa CEI e distribuídos por grupos pequenos com um monitor, entenda-se um colaborador da fábrica, onde cada criança teve a oportunidade de experimentar o posto de trabalho de cada um dos monitores.

Ficam algumas imagens para mais tarde recordar estes momentos.





A segunda “Experiência” decorreu no passado dia 10 de fevereiro com "um dia no ... Palácio de Belém na Presidência da República"

As crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário “Oliveira Júnior" tiveram a oportunidade de viver "um dia na ... Presidência da República e visitar o Palácio de Belém” e proporcionar uma experiência única, visitar o palácio de Belém e conviver com a Dra. Maria Cavaco Silva, proporcionando momentos inesquecíveis para as crianças e jovens do CAT.

Ficam algumas imagens para mais tarde recordar estes momentos.



 

O programa Experiências “Um dia com ...” têm ainda agendadas outras iniciativas, algumas das quais são:

"um dia na ... festa da science4you" previsto para março 2016


As crianças e jovens do Centro de Acolhimento Temporário “Oliveira Júnior” vão ter a experiência de "um dia na ... festa da science4you". Este dia vai permitir viver uma experiência divertida e ao mesmo tempo educativa, realizando as experiências mais surpreendentes de sempre! Desde recrear a erupção de um vulcão, até fabricar o seu próprio pega-monstros! Todos participaram ativamente durante a festa, utilizando autêntico material de laboratório e realizando as suas próprias experiências.
http://www.science4you.pt/atividades/festas-de-aniversario .

"um dia na ... fábrica de pedra e a fabricar um tampo para o CAT" previsto para maio 2016
"um dia na ... fábrica da TORRE ITM e fabricar um tampo em pedra para o CAT". Este dia vai proporcionar a oportunidade de acompanharem e participarem no fabrico de um tampo em pedra, constituindo a 2ªvisita/experiência a uma fábrica e contacto com o trabalho concreto desta.

"um dia no ... Mass Training Kit Survival" previsto para junho/julho 2016
"um dia no ... Mass Training Kit Survival" vai permitir realizar um percurso de obstáculos, no parque da cidade de S. João da Madeira, permitindo enfrentar desafios físicos e intelectuais que estimulem o desenvolvimento individual e o espírito de equipa. Esta oportunidade é coordenada pela empresa HF Center, lda, experiente neste tipo de iniciativas. 
As próximas ações já estão a ser calendarizadas e em breve daremos mais informações.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

Fepsa faz chapéus para a Casa Branca e Indiana Jones