Dia Mundial do Turismo


No passado dia 27 de setembro, comemorou-se o Dia Mundial do Turismo. Este dia pretende mostrar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social.

Este ano o tema escolhido pelo organismo World Tourism Day, para celebrar a data, foi "Turismo e Água: Proteger o Nosso Futuro Comum".

Com as comemorações do dia mundial aumenta-se a consciencialização sobre o papel do turismo no acesso à água e chama-se a atenção para a contribuição do setor para um futuro mais sustentável da água.

Em S. João da Madeira não é diferente. Por isso quando estiver de passagem pela cidade tem 4 magníficos parques verdes onde poderá passear-se e usufruir da natureza.






Jardim Municipal e Parque Urbano do Rio Ul


Este parque urbano de grande dimensão abriu ao público em maio de 2008. É um espaço de lazer com muito verde e milhares de árvores que conta com vários percursos para se fazer a pé ou de bicicleta.
O parque ganha ainda outra dimensão com a presença do rio Ul que o atravessa, criando ainda mais um cenário idílico. Este curso de água ganhou uma nova dimensão devido aos trabalhos de realinhamento e alargamento do leito combinados com a construção de açudes, que a par de albufeiras abastecem o sistema de rega do próprio parque.
Os visitantes do Parque têm ainda ao seu dispor a Casa da Natureza, criada através do aproveitamento de uma antiga estação de águas, um espaço multifacetado com bar, sala de receção, um centro de interpretação ambiental e ainda uns balneários de suporte.
O Parque Urbano do Rio Ul é a concretização de uma aspiração antiga da cidade de S. João da Madeira e continuará a desenvolver-se e a crescer ao longo dos anos.


Parque Ferreira de Castro

O Parque Ferreira de Castro é um espaço verde bastante funcional e aprazível, indicado para atividades de lazer e recreio para todas as idades. Com isto em vista, o parque foi dotado de um circuito de manutenção, mini-golfe, campo de jogos, parque infantil, parque gerontológico (recreio para idosos) e zona de piquenique. Existe ainda um bar de apoio, que em honra da obra do autor que dá o nome ao parque, se chama “O Poeta”.


Parque Nossa Senhora dos Milagres

Inaugurado em novembro de 1938, o parque aparece devido aos donativos da população de S. João da Madeira. Neste parque encontra-se o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, um monumento do período Neo-românico que ornamenta um imponente Cristo crucificado em Mármore.
Pretende-se que o parque seja um espaço funcional e frequentado pelos locais, daí existir no local um Parque de Merendas, o Circuito de Manutenção e o Parque Infantil, permitindo uma óptima frequência do espaço e trazendo novamente o gosto pela vivência ao ar livre.

Jardim Municipal 


Inaugurado em outubro de 2012, em honra das celebrações dos 76 anos do município de S. João da Madeira, este jardim é um espaço verde urbano de excelência. Foi projetado pelo arquiteto sanjoanense Sidónio Pardal e é nele que se realizam os grandes eventos do concelho, já que se encontra junto à Câmara Municipal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

WORKSHOP DE FELTRAGEM | Museu da Chapelaria