Pintura e design marcam próximas iniciativas do ciclo Industrial




Exposição de José Emídio inaugura já nesta sexta-feira, 19 de setembro, nos Paços da Cultura.

Neste ano de 2014, S. João da Madeira assinala o 30.º aniversário da sua elevação a cidade. No âmbito destas comemorações, a Câmara Municipal lançou o ciclo Industrial, comissariado pelo jornalista sanjoanense Amilcar Correia. Conferências, música, exposições e cinema fazem parte do programa que se prolonga até perto do final do ano.

Depois de uma primeira conferência dedicada à Economia e realizada numa fábrica, segue-se uma exposição de pintura de José Emídio, que é inaugurada nesta sexta-feira, às 18h30, nos Paços da Cultura, onde pode ser vista até 5 de novembro.

Natural de Matosinhos, está ligado há cerca de 30 anos a S. João da Madeira, onde atualmente reside. Um período que coincide com o aniversário que está a ser celebrado pela cidade, onde chegou para dar aulas na Escola Dr. Serafim Leite, em 1984. Atualmente é vice-Presidente da Direção da Árvore - Cooperativa de Atividades Artísticas.


Sobre a sua obra artística tem conquistado a admiração de nomes grandes de outras áreas da cultura, como o escritor Mário Cláudio: “Solar como poucas, a paisagem de alma que José Emídio atravessa, e de que nos dá conta nestes instantes da sua pintura, recupera um locus amoenus que o crescente globalismo não cessa de rasurar”.

Também Manuel António Pina escreveu um poema sobre um quadro de José Emídio: A pintura, infatigável criança,/ colhe com longos dedos materiais/ o que da infância, por ser de mais,/ a própria infância não alcança.

Conferência sobre o papel do design nas empresas

O programa do ciclo Industrial prossegue a 23 de setembro, pelas 21h30, na Oliva Creative Factory, com a conferência “Qual o papel do design nas estratégias de sucesso das empresas?”.

Com moderação de Victor Costa, diretor do Centro de Arte de S. João da Madeira, vão falar sobre este tema os designers Hugo Costa e Joana Santos, o gestor de marketing da empresa Evereste André Fernandes e a diretora de design da Lego, a sanjoanense Rosário Costa.


S. João da Madeira está a assinalar, neste ano de 2014, o 30.º aniversário da sua elevação a cidade, que se concretizou a 16 de Maio de 1984. No âmbito das comemorações deste 30.º Aniversário, o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Oliveira Figueiredo, convidou o jornalista sanjoanense Amílcar Correia a comissariar um evento evocativo da efeméride, que refletisse sobre a história de S. João da Madeira – em especial das últimas três décadas – e “abrisse janelas sobre o futuro da cidade”.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

WORKSHOP DE FELTRAGEM | Museu da Chapelaria