Projeto iREC



[i]REC

O [i]REC é um festival de vídeo centrado na recolha e divulgação do património histórico e industrial de São João da Madeira. Os trabalhos, sob o formato de documentário, devem focar-se em visões originais que exponham a importância da indústria no desenvolvimento da região, nomeadamente através da recolha de testemunhos dos seus mais diretos intervenientes, quer no que diz respeito ao passado quer no presente.

Procura-se assim que os jovens sanjoanenses partam à descoberta das raízes do seus concelho, desenvolvendo recolha de imagens e sons sobre temas que poderão ir desde o levantamento do património industrial imobiliário à recolha de depoimentos de ex-, atuais e futuros trabalhadores, e das ruas redes sociais mais próximas, atuando assim também no domínio do registo audiovisual desta herança cultural imaterial.

A participação no evento está aberta a equipas de estudantes do primeiro ciclo, segundo ciclo, terceiro ciclo e ensino secundário, de qualquer escola ou agrupamento de escolas do concelho de São João da Madeira.

Existirão três prémios para cada uma das três categorias indicadas.

100 bilhetes é o total dos prémios a atribuir aos vencedores do Festival [i]Rec. Concretamente, por cada categoria a concurso, poderás ganhar:

- 1º Prémio – 20 bilhetes para espetáculos na Casa da Criatividade e Paços da Cultura + 30 bilhetes para acesso às Piscinas Municipais do Complexo Desportivo Paulo Pinto
- 2º Prémio – 10 bilhetes para espetáculos na Casa da Criatividade e Paços da Cultura + 20 bilhetes para acesso às Piscinas Municipais do Complexo Desportivo Paulo Pinto
- 3º Prémio – 5 bilhetes para espetáculos na Casa da Criatividade e Paços da Cultura + 15 bilhetes para acesso às Piscinas Municipais do Complexo Desportivo Paulo Pinto

ARGUMENTO: Os trabalhos que melhor valorizarem o levantamento histórico e industrial de São João da Madeira ao nível dos conteúdos e da narrativa.

CRIATIVIDADE: Os trabalhos que melhor valorizarem o levantamento histórico e industrial de São João da Madeira ao nível da criatividade e originalidade.

REALIZAÇÃO: Os trabalhos que melhor valorizarem o levantamento histórico e industrial de São João da Madeira ao nível da execução técnica.

O festival foi lançado no início de 2014 e terá como data final para pré-inscrição das propostas o dia 14 de Março de 2014. O trabalho final deverá ser entregue até ao dia 7 de Abril de 2014. 

Esta é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal / Turismo Industrial de São João da Madeira, da Universidade de Aveiro e dos agrupamentos de escolas de Serafim Leite, João da Silva Correia e Oliveira Júnior, integrada nas atividades do programa “Redes de Conhecimento para o desenvolvimento de São João da Madeira”



Histórias da Oliva - Apresentação do Festival de Vídeo Documental [i]Rec 2013/2014

Os alunos da escola básica do Fundo de Vila, de São João da Madeira, contam-nos o que querem ser quando forem grandes... a não perder!

A cidade por quem a habita . parte 1

Links de interesse:

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

Fepsa faz chapéus para a Casa Branca e Indiana Jones