O Turismo Industrial e a Poesia à mesa - programa


Programa de fim de semana


21 MARÇO | DIA MUNDIAL DA POESIA


      Turismo Industrial
       Visitas pelos circuitos do Património Industrial de S. João
       da Madeira.
       O Turismo Industrial afirma-se como um produto
       turístico de elevado valor económico, cultural e lúdico,
       através do qual mais turistas conhecem empresas em
       actividade, podem reviver actividades de outros tempos,
       e visitam espaços museológicos.




21H30 - Peregrinação Poética
Iniciativa realizada na zona pedonal do centro da cidade, que percorre seis estações poéticas, alusivas a cada um dos poetas homenageados e em que um grupo (de uma instituição ou associação local) irá ler, dramatizar... poemas dos poetas em causa, intercalados pela declamação do ator convidado Pêpê Rapazote. 

Com organização e apresentação do ator Pedro Lamares, conta ainda com a participação dos poetas José Fanha, Inês Pupo e Ana Paula Tavares. 

A acompanhar a peregrinação, há um espetáculo de Animação de Rua, pela Associação Ecos Urbanos, que vai conduzindo “os peregrinos” ao longo das seis estações.


22 março | Visita ao Museu da Chapelaria

Exposição Chapéus de Todo o Mundo
A exposição “Chapéus de todo o Mundo” representa muitas dessas viagens e resulta da generosidade de todos os viajantes que ofereceram ao Museu o chapéu que adquiriram em diversas partes do Mundo.
Retratar simbolicamente a cultura de determinado País, através de um chapéu, é o desafio desta exposição, que propõe aos seus visitantes o confronto com o Outro e com as especificidades sociais e culturais que ajudam a construir múltiplas identidades.
De certo modo, pretendemos levar o visitante a refletir acerca da riqueza humana que agrega e consolida os povos porque, como diria Daniel Serra Vaz, um dos maiores colecionadores privados de chapéus, esta exposição “permite dar a volta ao mundo sem sair do mesmo local”. Exposição patente na sala dos Usos Sociais

Marcação prévia para as visitas através do 256 200 204 ou turismoindustrial@cm-sjm.pt.


22 março | SERÃO POÉTICO | 21H45 




Serão Poético, onde todos os anos, o auditório dos Paços da Cultura se torna pequeno para o grande número de pessoas que pretendem assistir a uma noite de magia poética. 

Num serão informal, conduzido pelo poeta José Fanha e pelo ator Pedro Lamares, a música do saxofonista José Menezes e a poesia declamada pela atriz Ana Zanatti, ganham forma e é com muita emoção que grandes figuras do panorama cultural nacional partilham com o público os seus dotes musicais e de declamação.

Aquisição de bilhetes nos Paços da Cultura.





23 março | Núcleo de Arte Contemporânea OCF

Visita à Exposição Traço Descontínuo: Coleção Norlinda e José Lima_uma seleção
O Núcleo de Arte da Oliva Creative Factory tem como missão estimular o diálogo público com a arte e a cultura contemporâneas. Para isso, conta com um espaço de exposições temporárias, e acolhe duas coleções únicas e incontornáveis no espaço ibérico: a Coleção Norlinda e José Lima, composta por artistas e projetos interdisciplinares onde se cruzam o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia e o vídeo; a Colecção Treger/Saint Silvestre, que alberga núcleos de Arte Bruta, Artes Marginais e arte contemporânea, únicos no panorama Ibérico, e núcleos de vocação etnográfica, como a coleção de crucifixos contemporâneos e a coleção de Arte Vodu do Haiti.

Marcação prévia para as visitas através do 256 200 204 ou turismoindustrial@cm-sjm.pt.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

Fepsa faz chapéus para a Casa Branca e Indiana Jones