PENSE INDÚSTRIA. NOVA GERAÇÃO com o parceiro CTCP

PENSE INDÚSTRIA. NOVA GERAÇÃO
CTCP no Pense Indústria. Visite-os!

Se és estudante e tens uma ideia empreendedora! 
Então isto é para ti!
Inscreve-te no concurso “Isto é uma Ideia” 2014


O projeto Pense Indústria Nova Geração tem como objetivo conseguir envolver 35 000 jovens . Promovido pelos Centros Tecnológicos de Portugal, o Pense Indústria Nova Geração tem como parceiros o CITEVE, o CENTIMFE, CATIM, CTIC, CTCV, CTCP e CEVALOR

Recorde-se que este projeto visa transmitir aos jovens dos ensinos básico e secundário uma nova imagem da indústria, associando-a a valores positivos e a um futuro profissional atrativo, através duma abordagem criativa que trata os temas relacionados com a indústria e com as profissões a ela ligadas de forma inovadora. 

Mais informações em: http://penseindustria.pt


Contexto 


Nos últimos anos, a Indústria Portuguesa tem sido protagonista de um processo acelerado de modernização, fruto de investimento em equipamentos tecnologicamente avançados, melhoria da qualidade dos produtos e das empresas, e renovação gradual da qualificação dos recursos humanos, em especial com o aumento do número de quadros médios e superiores. 

No entanto, os resultados em termos de produtividade e competitividade da nossa Indústria são travados pela falta de mão-de-obra qualificada para a indústria, fator estruturante que impede a aceleração do processo inovador na indústria nacional. 

Os Centros Tecnológicos de Portugal, consideram que este Projeto ajuda, a médio e longo prazo, a colmatar as dificuldades hoje sentidas na mobilização dos jovens para profissões industriais ao mesmo tempo que influencia todo o processo de formação a jusante, cativando jovens para optarem por uma formação superior na área da engenharia. 

O “Pense Indústria Nova Geração” é uma nova ideia, e uma nova proposta para alicerçar uma Indústria mais competitiva, baseada em pessoas jovens, adequadamente informadas, formadas e motivadas, enfim capazes de empreenderem o desafio do futuro português e europeu, plenamente integrados como cidadãos. 

Assim, para além daquilo que já hoje é, o “Pense Indústria Nova Geração” deverá evoluir para uma cadeia de projetos, orientada para a mobilização dos Jovens, dos seus educadores e das organizações empresariais, e apoiada na valorização do conhecimento científico, técnico e tecnológico, fornecendo novas ferramentas – processos e meios formativos – para o desenvolvimento da Formação e Qualificação Tecnológica, imprescindível para a melhoria da qualidade dos ativos para a Indústria Portuguesa. 

O projeto “Pense Indústria Nova geração” constitui-se como um projeto de sensibilização, destinado a familiarizar os jovens com materiais, equipamentos, e normas de trabalho relacionadas com um leque de profissões com vista a facilitar a escolha de uma área profissional ou tipo de profissão, ou “modalidade que visa a sensibilização, informação, orientação e a preparação dos formandos para a escolha de uma profissão ou projeto de formação”.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hat Weekend - Festival do Chapéu

Fepsa faz chapéus para a Casa Branca e Indiana Jones